Hagalla - dança das mulheres beduínas

1


Escrevo aqui um pouco mais sobre as danças do deserto.
Mahmoud Reda trouxe ao Ocidente sua versão da dança Hagalla, uma coreografia muito bem estruturada e completa que tornou-se conhecida pelas dançarinas do mundo todo e passou a ser base de estudo dos movimentos como o twist e pequenos saltos presentes no folclore egípcio.


O movimento iniciado por Mahmoud Reda, na década de 60, correspondeu a uma virada do Egito para a cultura egípcia, pois até então, a preocupação das dançarinas era justamente copiar gestos e movimentos das danças ocidentais.


O que é o Hagalla?

A palavra é um nome feminino, mas também é utilizada quando se refere a pulos, saltitar e corresponde ao mesmo significado do Said, felicidade.

Podemos pensar na expressão: "Pular de Alegria", pois bem, é uma dança tradicional dos beduínos, presente no deserto do Sahara entre líbia e Egito, cuja versão teatral,retrata uma mulher dançando para um grupo de homens. Ela escolhe um deles para ser seu esposo.

Atualmente o Hagalla é interpretado por diversos grupos folclóricos e bailarinas de dança do ventre e dispensa esse pequeno teatro, podendo ser dançada apenas com mulheres.

A música utilizada para essa dança segue um repertório dividido em três partes:

Shehaywa - Introdução ritmica e um coro anunciando o início e repetindo um refrão que geralmente conta a história do casal apaixonado.

Ghennaywa - solo musicado ou improviso de um poeta cantando sobre o amor.

Magruda -  retorno do coro anunciando o desfexo da história e repetindo novamente o refrão.




O ritmos de base são:

Fellahi 2/4

Malfouf 4/4

Saidi 4/4



 
As beduínas vestem-se com a idumentária de uso diário, um longo vestido parecido com um kaftan, durante os shows adornam-se com figurino de tecido mais leve e colorido enquanto que as dançarinas de dança do ventre vestem o modelo criado por Mahmoud Reda, sobre o vestido baladi colocam uma saia bem rodada com vários babados para ressaltar o movimento dos quadris. Tradicionalmente cobre-se os cabelos com um manto negro chamado Tarha.


)O(
Isis Zahara

Um comentário:

  1. Amada preciso de uma música que as dançarinas do Reda dança, mas eu queria ela com as palmas...
    vc pode me ajudar, vou deichar aqui mei e-mail
    sanabria.marizeth05@gmail.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...