Dança do Ventre - prevenção e tratamento auxiliar para problemas de coluna

2
A importância dos movimentos de solo está nos benefícios que as posturas proporcionam à coluna, prevenindo problemas decorrentes como por exemplo a hérnia de disco, que falaremos com detalhes mais para frente.


Aqui descrevo as dores frequentes, resultado de má postura, falta de exercícios, excesso ou movimentos executados de forma incorreta.






1 - Do comum
Geralmente afetando a reginao das omoplatas ou um pouco acima no músculo do trapézio. Pode ser resultado de um contratura muscular localizada, se manifesta como um nó dolorido. 
Tem como causa a má postura, estresse, ansiedade ou excesso em algum tipo de atividade física. 


2 - Lombalgia comum
Rigidez total da coluna devido à contração brusca dos músculos lombares. O esforço físico, movimentos executados de forma errada causam  deslocamento nas articulações situadas atrás das vértebras, contraturas musculares, estiramento dos ligamentos, fissuras ou pequeno achatamento do disco intervertebral.

3- Ciática
A dor toma toda a coluna, seguindo pela nádega, coxa e pode chegar até os pés. Resultado de lesões do disco intervertebral, que forma uma hérnia e reduz o espaço onde passaria uma das raìzes nervosas. A inflamação provoca uma compreessão dolorosa.


4 - Hérnia de Disco


 A hérnia de disco surge do atrito entre as vértebras e isso pode ocorrer devido a falta de alongamento da coluna e fraqueza na musculatura do tronco e abdômen. 

Pode ser que o caso seja genético, mas em geral a hérnia aparece como consequência do sedentarismo, ou seja, trabalhar muitas horas em uma mesma posição e em má postura. Trabalhos repetitivos que sobrecarreguem a coluna e até exercícios exagerados e sem aquecimento. A hérnia pode doer muito, principalmente quando comprime o nervo espinhal.


5 - Artrose
Quando acontece perda de cartilagem ao redor dos ossos, podendo acontecer em várias articulações do corpo. Depende de fatores genéticos ou do uso incorreto do próprio corpo, seja na alimentação pobre em nutrientes, overtraining, sedentarismo. 
O problema da Artrose nem sempre é a dor, mas, a dificuldade em mover as articulações.


6 - Osteoporose
É a perda de cálcio nos ossos, tornando-os mais fracos, ocorre em todo o corpo e é mais comum em mulheres após a menopausa. A prevenção é feita por exercícios e dieta rica em cálcio.


Além do tratamento médico e da fisioterapia, a Dança do Ventre pode auxiliar o processo de recuperação do paciente. 
Como? Os movimentos são voltados para o fortalecimento da musculatura abdominal, os oblíquos e as costas e quando são corretamente direcionados proporcionam potência aeróbica, força e flexibilidade corporal.
As ondulações oferecem alongamento lombar ideal e fortalecendo os quadríceps, estabilzando a coluna. 
Os movimentos de pescoço e cabeça alongam as vértebras superiores enquanto que ondulações de torso fortalecem todo o tronco, vértebras dorsais e diafragma.
Dançar com véus trabalha com antebraços, bíceps e tríceps se fortalecem.


Mas, antes de ter um problema mais grave, como prevenir? 


Se você sente uma dor forte atrás das pernas ou está sempre com dores no que chamamos nervo ciático, fique atenta se você também sente formigamento ou fraqueza muscular nas nádegas. O início de uma hérnia tem início com esses sintomas.


Solicite à sua professora  que, além dos movimentos de dança, inicie as aulas com um bom aquecimento, de preferência utilizando as técnicas do Pilates ou Yoga. Tanto uma como outra privilegiam o centro de força ou abdômen e trazem a você uma consciência corporal e isso resulta na conquista de uma postura correta no seu dia a dia. 


Quando terminar a aula solicite um alongamento, com preferência para as torções evitando lesões e problemas posteriores como os destacados no início do artigo. 


Não execute nada em exagero, tudo que é demais pode ser um veneno para a sua saúde. Não menospreze aquecimentos e alongamentos, além de prevenirem doenças eles tornam seu corpo apto a avançar cada vez mais.


Aquecimento para aula de Dança do Ventre:


2 comentários:

  1. Oi..eu fazia dança do ventre até descobrir minha artrose na coluna. Parei a dança e a dor piorou, estava pensando em voltar a dançar. Fiquei mais animada com o que li no seu blog, pois sinto muito a falta da dança do ventre!!!
    Ótimo final de ano e muito obrigada por me dar esperança em voltar a dançar!!!
    Bj.
    Sheila.

    ResponderExcluir
  2. Talvez eu tenha que colocar dois pinos na coluna nas dua últimas vértebras, o que fará com que eu perda a mobilidade nessa região. Eu gostaria de saber se sabe se é possível voltar a dançar ou se conhece alguém que tenha pinos na coluna e faz dança do ventre.

    Obrigada,

    Alessandra Rosa (alerosa1010@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...