Dança com Espadas - Raks al Sayf

2
A dança com espadas pode ser considerada  uma influência orientalista a partir de pinturas do artista francês Jean- Léon Gérôme (século XVIII) que retratou bailarinas com adagas sobre suas cabeças. 

Mas, não é incomum a existência dessa dança em países como o Egito, a Turquia e a Índia, principalmente entre as tradições beduínas onde as mulheres têm participação nas batalhas. 
 




Dentro do ritual do Zaar, entre as tribos do deserto, as mulheres utilizam espadas para maldizer os espíritos masculinos que lhe tenham feito algum mal, funciona como uma ferramenta de exorcismo.

Também nas regiões afastadas do Golfo Pérsico, a espada é utilizada juntamente com um Daff para retratar as dificuldades da guerra. 




A dança do Ventre ocidental adquiriu parte dessa tradição e adaptou na forma de um espetáculo exótico mesclando técnicas diversas. 
A partir disso, em um processo de criação, é importante desenvolver uma personagem, seja ela beduína ou orientalista para em seguida fazer um levantamento das melodias, dos movimentos e do figurino. Vale estudar com cuidado, pois há um respeito pelas antigas tradições e jogar pela simples sensualidade é quebrar ao meio algo de muito valor.
Saiba que a espada, dentro das tradições rituais, representa o poder sobre os 4 elementos da natureza, sendo portanto, um item de peso dentro de sua dança. Equilibrá-la pode representar muito mais que mero exibicionismo, pode renascer algo guardado durante séculos, religando você à poderosas mulheres do passado.
Será?
é no mínimo instigante, não acha?
 
Eu acho...
Segue aqui uma demonstração de acrobacia com espadas, dentro do contexto de espetáculo, mas vale a pena:


2 comentários:

  1. Seu trabalho é fantástico...
    Parabéns pela pesquisa étnica e de costumes que envolve o trabalho... muito bom ver dança do ventre que realmente busca suas raízes!

    Meus parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Gostei do seu pos. Apresenta a dança com a espada a partir de um ponto de vista muito mais interessante e histórico! Parabéns!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...